
Volta Internacional da Pampulha, a prova de corrida de rua em BH mais esperada pelos corredores está chegando.
Alguns correndo para melhorar o tempo, outros para conseguir completar o percurso de 17.800 metros, porém existe um objetivo comum: a determinação. Junto com a São Silvestre, a Volta Internacional da Lagoa da Pampulha é um dos grandes eventos que os corredores escolhem para celebrar o ano de conquistas na corrida e principalmente para a saúde.
A XVIII Volta Internacional da Lagoa da Pampulha, como aconteceu nas outas edições, estará lotada, com todas as inscrições encerradas. São aproximadamente 16.000 corredores ansiosos para esse grande dia e completar a prova.
Levantaremos alguns tópicos com precauções a fim de que a prova seja realizada com sucesso:
nº1 – O início da prova é muito tumultuado, a rua é estreita e para desviar as vezes é preciso subir no passeio para ficar próximo de corredores do seu ritmo. Muito cuidado com obstáculos como postes, lixos e desnível do passeio.
nº2 – Época de muita chuva e calor. Por isso manter o corpo hidratado é fundamental. Aproveite nesses últimos dias e sempre confira se a urina está com uma coloração menos amarelada.
nº3 – Sempre que possível tangencie as curvas no percurso para não correr metros a mais.
nº4 –Para evitar bolhas, principalmente se chover, não compre tênis novo para correr a prova, utilize meias sem muitas costuras e passe vaselina entre os dedos.
nº5 – Evite alimentos diferentes fora da sua dieta. Sempre utilize repositor energético (gel de carboidrato, bananinha, rapadura) que foi utilizado nos treinos.
nº6 – Faça um checklist no dia anterior do que irá precisar. Não pode esquecer: chip no tênis, número de peito na camisa, repositor energético, protetor solar e viseira ou boné se tiver costume.
nº7 – Para conseguir completar todo o percurso o corredor passou por um período de treinamento. Nele foi decidido o pace (ritmo/min) e estratégia junto com o treinador. Tente sempre respeitar a intensidade em cada percurso da prova. Se no final estiver se sentindo bem, aumente a velocidade respeitando o limite do que foi treinado.
nº8 – “Escutar o corpo” é fundamental para fazer uma ótima prova. No dia muitos estímulos externos e internos estão acontecendo como por exemplo a variação de temperatura e o aumento da ansiedade. Então concentrar na prova é fundamental.
nº9 – Sempre ter pensamentos positivos e frases de efeito como “Eu vou conseguir” para manter o corpo e mente motivados.
nº10 – Durma cedo e evite atraso para que a prova aconteça sem estresse.
Com essas dicas a Assessoria Teo Esportes tem certeza que fará uma ótima prova.