
A combinação de uma dieta rica em nutrientes e uma boa suplementação pode ser fundamental para a prevenção de lesões.
Há uma dieta específica para cada atleta, sendo amador ou não. Mas de maneira geral, todos devem evitar frituras, açúcares, bebidas alcoólicas e cigarro; que são alimentos inflamatórios e só atrapalham o processo de recuperação muscular e a prevenção de lesões.
A boa alimentação é o que garante a energia para todas as atividades físicas, por isso, com apoio da CamelBalkBrasil, listamos alguns importantes que podem contribuir para a prevenção e cura de lesões.
Proteína
Encontrada no ovo, carnes magras e colágeno por exemplo. Fornece boa estrutura para os músculos, ligamentos, tendões, cartilagens, pele e articulações.
Curcumina
Encontrada na cúrcuma, é utilizada há muitos anos, principalmente pelo seu efeito anti-inflamatório, o que a torna uma ótima alternativa no tratamento de lesões. O atleta pode usar a cúrcuma em pó em sucos, saladas ou molhos.
Gengibre
É eficaz na redução de inflamações, inchaços e dores, pois contém gingerol. Também é capaz de diminuir a produção de citocinas inflamatórias, e apresenta resultados contra a artrite reumatoide. Pode ser consumido fresco ou em pó em sucos e saladas.
Erva do chá verde
É rica em polifenóis, possui atividade super antioxidante. Pode reduzir significativamente as citocinas pró-inflamatórias, ajudando no combate de inflamações e protege as articulações de lesões oxidativas.
Ácido graxos ômega-3
Através de seu efeito anti-inflamatório pode tratar lesões, diminuindo inchaços. Algumas fontes, além das cápsulas, são os peixes salmão, atum, cação, arenque, bacalhau e semente de linhaça.
Vitamina C e E
Estimula a síntese dos principais componentes das cartilagens. Além disso, é capaz de proteger os condrócitos pela sua atividade antioxidante.
É isso pessoal, a prática de esporte deve ser responsável, com bastante atenção ao alimento que você consome.
Em caso de dúvidas procure nossa equipe ou entre em contato com um nutricionista!