“Muito especial e emocionante”. Assim começa o relato de Renata de Carvalho, que participou de sua primeira ultramaratona, no XTerra.

 

Antes, durante e depois, uma explosão de sentimentos: ansiedade, adrenalina, alegria, satisfação, superação e claro, gratidão!

A realização de uma grande conquista pessoal, um sonho que guardava há algum tempo e que me senti segura para realizá-lo na Teo Esportes, com o meu treinador Thiago Aguiar que me incentivou e mostrou desde o início que seria possível. O seu conhecimento e apoio foram essenciais para eu me superar e completar com confiança a minha tão desejada Ultramaratona de montanha.

 

ultramaratona

Eu costumo dizer, que correr na montanha é um momento mágico, de autoconhecimento, reflexão e interação com a natureza, e para quem sabe aproveitar, é extremamente valioso.

 

Venho me preparando desde Março, há seis meses. Os meus treinamentos durante a semana eram feitos na esteira da academia, com e sem inclinação e, depois, fazia o meu programa de musculação com exercícios específicos de  fortalecimento, instabilidade de terreno e resistência para uma ultramaratona de montanha. Aos sábados corria na rua e os longos de domingo nas montanhas, revezava entre o Retiro das Pedras, Alphaville, arredores do meu sítio, o Morro do Chapéu. Onde tinha montanha, lá estava eu (rsrs).

 

ultramaratona

 

Todas as fases foram fundamentais para me preparar, mas os momentos cruciais dos treinos pra mim e que posso destacar, eram os longos de domingo. Eles eram sempre o dia de testar tudo para a minha prova, desde a roupa, calçado, alimentação, suplementação, hidratação e, sem dúvida, a minha maior aliada, a mente.

Analisava o que estava bom e o que precisava melhorar, escolhia os terrenos em que eu tinha mais dificuldades, as subidas mais fortes e horários mais quentes; e próximos do que iria vivenciar no dia, me baseando pela prova do ano anterior. Assim, imaginava me preparar para as adversidades que iriam surgir.

 

ultramaratona

Sobre a prova? Simplesmente espetacular.

 

O Endurance XTerra Estrada Real além da paisagem belíssima, é uma prova muito bem organizada e estruturada, isso passa muita segurança ao atleta. O exército te dá um suporte enorme durante todo o percurso, tanto na indicação dos caminhos, como nos postos de hidratação.

Prova desafiadora, muito técnica, de percursos e altimetrias bem variadas, e que, sem duvida, exigiu bastante preparação e atenção, principalmente por chover muito durante toda a competição, e ter bastante barro.

 

ultramaratona

 

Foram muitos meses de treinamento e aprendizados. Me dediquei e me empenhei ao máximo. Durante todo esse tempo surgiram vários desafios que foram ajudando a me conhecer melhor e a superar as dificuldades que apareciam. Acredito que isso me passou confiança e, mesmo me sentindo segura, não tinha ideia de em quanto tempo faria, mas desde o início acreditei que completaria.

Durante a prova eram vários pensamentos que me vinham à mente: família e amigos que me apoiaram e estavam torcendo pelo meu sonho “maluco”; que os sofrimentos maiores eu havia passado nos treinos pra chegar até ali; então aquele era o momento de aproveitar ao máximo aquela grande experiência e, por mais difícil que fosse, sair dali mais forte, feliz e realizada; me imaginava chegando e encontrando meu filho, enfim, que essa seria a primeira de muitas ultras que estavam por vir.