Skip to main content
Alimentaçãoatividades que fazem a diferençaCorrida de RuaDicas de treinamentoprovaTeo Esportes

10 dicas para a Volta Internacional da Pampulha

Por: 28 de novembro de 2016No Comments

Volta Internacional da Pampulha, a prova de corrida de rua em BH mais esperada pelos corredores está chegando.

 

Alguns correndo para melhorar o tempo, outros para conseguir completar o percurso de 17.800 metros, porém existe um objetivo comum: a determinação. Junto com a São Silvestre, a Volta Internacional da Lagoa da Pampulha é um dos grandes eventos que os corredores escolhem para celebrar o ano de conquistas na corrida e principalmente para a saúde.

 

volta-internacional-da-pampulha-2

 

A XVIII Volta Internacional da Lagoa da Pampulha, como aconteceu nas outas edições, estará lotada, com todas as inscrições encerradas. São aproximadamente 16.000 corredores ansiosos para esse grande dia e completar a prova.

 

Levantaremos alguns tópicos com precauções a fim de que a prova seja realizada com sucesso:

 

nº1 – O início da prova é muito tumultuado, a rua é estreita e para desviar as vezes é preciso subir no passeio para ficar próximo de corredores do seu ritmo. Muito cuidado com obstáculos como postes, lixos e desnível do passeio.

 

nº2 – Época de muita chuva e calor. Por isso manter o corpo hidratado é fundamental. Aproveite nesses últimos dias e sempre confira se a urina está com uma coloração menos amarelada.

 

volta-internacional-da-pampulha-1

 

nº3 – Sempre que possível tangencie as curvas no percurso para não correr metros a mais.

 

volta-internacional-da-pampulha

 

nº4 –Para evitar bolhas, principalmente se chover, não compre tênis novo para correr a prova, utilize meias sem muitas costuras e passe vaselina entre os dedos.

 

nº5 – Evite alimentos diferentes fora da sua dieta. Sempre utilize repositor energético (gel de carboidrato, bananinha, rapadura) que foi utilizado nos treinos.

 

nº6 – Faça um checklist no dia anterior do que irá precisar. Não pode esquecer: chip no tênis, número de peito na camisa, repositor energético, protetor solar e viseira ou boné se tiver costume.

 

volta-internacional-da-pampulha

 

 

nº7 – Para conseguir completar todo o percurso o corredor passou por um período de treinamento. Nele foi decidido o pace (ritmo/min) e estratégia junto com o treinador. Tente sempre respeitar a intensidade em cada percurso da prova. Se no final estiver se sentindo bem, aumente a velocidade respeitando o limite do que foi treinado.

 

nº8 – “Escutar o corpo” é fundamental para fazer uma ótima prova. No dia muitos estímulos externos e internos estão acontecendo como por exemplo a variação de temperatura e o aumento da ansiedade. Então concentrar na prova é fundamental.

 

nº9 – Sempre ter pensamentos positivos e frases de efeito como “Eu vou conseguir” para manter o corpo e mente motivados.

 

volta-internacional-da-pampulha

 

nº10 – Durma cedo e evite atraso para que a prova aconteça sem estresse.

 

Com essas dicas a Assessoria Teo Esportes tem certeza que fará uma ótima prova.

 

Conte sempre com nossa equipe para superar seus desafios. A Volta Internacional da Pampulha será mais um que vamos vencer juntos.

Leave a Reply