Skip to main content
Assessoria EsportivaCorrida de RuaTeo Esportes

Aluno da Teo Esportes cruza o Atlântico para competir em ultra maratona africana

Por: 27 de abril de 2017773 Comments

Thiago Pereira Rocha completou sua primeira ultra maratona após cruzar a linha de chegada dos 56 km da Two Oceans Marathon, que ocorreu na África do Sul, na última semana.

 

Muita garra, determinação e controle mental. Assim podemos resumir a trajetória do nosso aluno e maratonista Thiago Rocha. Para a Two Oceans Marathon foram três meses e meio de preparação, mas sua história com a corrida de rua começou em 2008, quando começou a correr, e com o Teo Esportes em 2010, quando entrou para nossa equipe.

 

Maratona

 

Segundo Thiago, ele “estava em uma fase de excesso de peso, pressão alta e ainda fumava um maço de cigarros por dia”. A corrida de rua veio para trazer uma “revolução” em sua vida, proporcionando maior saúde física e mental. O resultado até agora é o seu currículo cheio: uma ultra maratona, sete maratonas e várias meias-maratonas.

 

Claro que a gente tinha que trazer essa história par ao blog e contar a todos.

 

Então leia, se inspire e comece a correr.

 

Blog Teo Esportes – Como foi a sua preparação para a Two Oceans Marathon na última semana?

Thiago Rocha – A preparação começou logo no início do ano, em janeiro. Já vinha de uma base de treinos fortes, porque tinha feito uma maratona no final de setembro. Então, o ciclo para a Two Oceans começou em janeiro. Foram 3 meses e meio de preparação.

 

Blog Teo Esportes – O que achou de correr na África do Sul? Sentiu diferença de clima e estrutura em relação ao Brasil?

Thiago Rocha – A corrida na África foi uma experiência fantástica. Não só a corrida em si como toda a experiência da viagem. O clima em Cape Town é bem parecido com o de Belo Horizonte no Brasil. A principal diferença é o vento. Em cape Town venta muito mais.

 

Blog Teo Esportes – Quando e por que decidiu competir?

Thiago Rocha – Já estava namorando esta prova há algum tempo, porque ela é conhecida como a prova mais bonita do mundo. Em 2016 fiz um teste com meu corpo correndo duas maratonas no mesmo ano, uma em junho e outra em setembro. Esse foi o sinal verde e depois de correr seis maratonas, queria ter uma nova experiência.

 

Maratona

 

Blog Teo Esportes – O que achou da prova?

Thiago Rocha – A prova foi espetacular, fantástica, superou todas as minhas expectativas. Feira, organização, hidratação, percurso, animação ao longo do percurso, pós-prova. Foi muito legal ver o fim da prova e a contagem final, porque um dos grandes desafios é terminar a prova em menos 7 horas.

 

Blog Teo Esportes – Dentro do seu planejamento para esta corrida qual era seu objetivo principal?

Thiago Rocha – O meu objetivo principal com a corrida é saúde física e metal. Então, nesse momento, estou muito bem com minha saúde e comigo mesmo. Sobre a meta para a prova, era terminar em menos de 6 horas e sem dor. No final, fiz a prova em 5:15 e me diverti muito nos últimos kms.

 

Blog Teo Esportes – Já correu em outras provas fora do Brasil? Quais foram e como foram as experiências caso tenha corrido?

Thiago Rocha – Já tinha corrido na Argentina duas vezes: uma meia maratona e uma maratona. Meu melhor tempo de maratona foi lá. Também recomendo porque é uma experiência muito boa. Prova rápida e com excelente organização.

 

Blog Teo Esportes – E agora, qual será sua próxima competição? Alguma prova internacional no seu cronograma?

Thiago Rocha – Agora de imediato tem descanso (rs). A meia maratona de BH e fui sorteado também para a Maratona de Chicago. Vamos ver se consigo encaixar para fazer a prova lá em outubro.

 

Blog Teo Esportes – Como analisa a sua evolução desde quando começou correr até agora?

Thiago Rocha – Comecei a correr em 2008 e com o Teo Esportes em 2010. Estava em uma fase de excesso de peso, pressão alta e ainda fumava um maço de cigarro por dia. A corrida foi uma revolução na minha vida. Hoje já corri 7 maratonas e uma ultra além das várias meia-maratonas nesse percurso. Acho que aos 36 anos estou na minha melhor condição física.

 

Maratona

 

Blog Teo Esportes – Qual sua avaliação em relação ao suporte que a Teo Esportes da a você durante aos treinamentos?

Thiago Rocha – O treinamento com a equipe do Teo Esportes é estruturado e profissional. O acompanhamento dos treinos faz toda a diferença. Eles entendem as nossas limitações e o momento de forçar mais e também de reduzir. Além disso, com a equipe, você vai fazer um grande grupo de amigos.

 

Blog Teo Esportes – Como trabalha o lado mental para estar concentrado nos seus objetivos?

Thiago Rocha – A estrutura e organização dos treinos te apoiam a construir esta estrutura mental para as provas. Mas, além disso, sigo uma técnica de autoconhecimento e entendimento dos processos mentais que já tem aproximadamente 6 anos (Free Mind CB) e que considero que é um forte apoio. Isso apoia a ter decisão, compromisso, disciplina e persistência. Além da paciência e tranquilidade para as longas distâncias.

 

Blog Teo Esportes – O que te motiva a praticar atividade física?

Thiago Rocha – Saúde física e mental. Essa é minha principal motivação. Outro ponto que acho importante e que me motiva é considerar a atividade física como algo essencial da vida como: respirar, alimentar, acordar, dormir. Meu corpo precisa de atividade física para estar saudável e cheio de energia. Enquanto coloquei a atividade física como algo opcional e que poderia fazer quando quisesse ou tivesse tempo, ela ficou pra segundo plano.

 

Por fim só temos a dizer que muito nos alegra fazer parte de histórias como essa. E esperamos sinceramente que todos os nossos alunos alcancem seus objetivos pessoais e que possamos contar aqui e mostrar para várias pessoas.

 

Até a próxima e boa corrida!

 

773 Comments