Skip to main content
AlimentaçãoAssessoria EsportivaCorrida de RuaDicas de treinamentoTeo Esportes

5 Dicas para treinos em dias quentes

Por: 21 de outubro de 201652 Comments

Estes detalhes vão influenciar seu desempenho durante a corrida, além, claro, auxiliar você a superar todas as suas metas.

 

Estamos entrando em um período onde as temperaturas começam a ficar bem acima do ideal para a prática da corrida e outros esportes ao ar livre, mas isso não impede de realizarmos bons treinos.

Chamamos a sua atenção para alguns detalhes importantes que vão influenciar na sua resistência durante a corrida e auxiliar a superar todas as suas metas. Cuidados com o vestuário, hidratação, horário de treinamento e alimentação são decisivos.

Preparamos 5 dicas bem fáceis de serem seguidas, então depois ler, é só colocá-las em prática.

 

1 – Roupas e acessórios

Procure usar roupas leves como shorts e regatas. Acessórios como viseiras e óculos escuros são ótimos, pois protegem o rosto e os olhos respectivamente contra raios solares. A utilização de protetor solar nos treinos diurnos são essenciais para proteção da pele.

 

5 dicas

 

2 – Água

Para sua prática de corrida ser perfeita, uma medida básica importantíssima é hidratar-se. Nestes dias de muito calor tome água antes, durante e depois de treinos e provas. A falta de hidratação pode ocasionar tonturas, desmaios e em casos extremos pode até mesmo levar à morte. Portanto não espere sentir sede, que já é um indício de desidratação. Quando estiver correndo sempre beba um pouco de água. Nos casos de corridas com duração superior a 35min você pode fazer uso das bebidas isotônicas e carboidratos em gel.

 

dsc08695-copy

 

3 – De manhã ou a tarde?

O calor entre 10h e 16h é muito grande, portanto, escolha correr pela manhã ou após o entardecer. Caso não haja outra opção, procure um parque arborizado ou onde tenha sombra e hidrate-se ainda mais. No começo do dia há uma vantagem: o asfalto está mais frio, então aproveite.

 

4 – Vá com calma

Não precisa correr para fazer o mesmo tempo de uma prova que completou durante o inverno. O calor exige mais do seu corpo, por isso, diminua o ritmo e, se preciso, caminhe um pouco. Aproveite os dias um pouco mais frescos para aumentar a intensidade das passadas.

 

5 – Alimentação

Frutas, verduras e legumes – todos frescos – são boas opções para essa época do ano. Evite alimentos gordurosos, frituras, queijos e embutidos.

 

5-dicas

 

Seguindo essas dicas você conseguirá treinar muito melhor nesses dias de altas temperaturas.

 

Aproveitem o clima e vamos correr pessoal!

Leandro Bitencourt
Treinador Teo Esportes
CREF 018771-G/MG

52 Comments

Leave a Reply