Skip to main content
Assessoria Esportivaatividades que fazem a diferençaprovaTeo EsportesTrail RunningTriatlhon

Trail running: chegue ao extremo correndo nas montanhas

Por: 7 de julho de 2016No Comments

O Trail Running está em alta e está levando nossos atletas a novos limites físicos e mentais.

 

Nossos atletas, a cada competição que participam, ganham mais ânimo para a prática deste esporte e buscam maior condicionamento físico e mental para os desafios que a corrida nas montanhas proporciona.

Talvez seja o fato de ter o mundo inteiro girando sob os pés, movendo-se em direção ao desconhecido. Seja na estrada, na trilha, na água, o atleta não é só mais alguma coisa que se move no tempo, ele é parte de tudo. E a sua vibração é tão tênue com o restante das coisas se liga a qualquer ser ou elemento do ambiente.

 

trail running

 

No último final de semana nossa equipe foi representada em duas competições: a APTR Ultra do Itacolomi, em Ouro Preto; e o Iron Running Brasil Inhotim, em Brumadinho. Aproveitamos então para destacar dois de nossos atletas, que estão animados em levar o trail running como estilo de vida e até mesmo uma terapia para a mente.

Então confira hoje e amanhã nosso papo foi com o advogado Gustavo de Miranda Soares, e a Economista Adriane Cosso. Vamos aproveitar que no próximo sábado (9) teremos mais um treino de trail running no Retiro das Pedras e começar a entrar no clima.

 

Trail running 8

 

Confere aí e tente se animar!

 

Com a palavra, Gustavo Soares! 

 

Trail running 4 

 

A pratica o Trail Running

Pratico o trail running há mais de 5 anos, mas a primeira competição só aconteceu em 2013, na XC Run Búzios.

 

Por que essa modalidade?

A corrida de montanha me proporciona uma sensação de liberdade sem igual e o contato com a natureza durante todo o percurso me impulsiona a ir sempre além, aquela vontade de querer sempre mais.

 

Sua preparação para o APTR Ultra do Itacolomi

Tive uma conversa com o Teo da Assessoria Teo Esportes, no início desse ano, onde estabelecemos os objetivos para que eu pudesse estar bem preparado fisicamente para as  provas de trail Running de longa distância. A partir de então comecei a treinar com mais intensidade, de acordo com as planilhas estabelecidas pelo Teo. Os treinos de corrida são realizados 4 vezes por semana, sendo 3 deles no asfalto e o treino longo que faço geralmente aos sábados, sempre ocorre na montanha. Além disso, faz parte da minha preparação treinos de musculação 2 vezes na semana. Geralmente aos domingos gosto de pedalar com minha bike speed.

 

Trail running 3

 

Quando você decidiu competir?

 Como meu objetivo nessa modalidade é participar da Ultra Trail do Mont Blanc pesquisei quais seriam as provas classificatórias para que eu pudesse obter os pontos necessários para fazer minha inscrição na corrida de montanha que acontece em Chamonix, na França. Foi aí que descobri que a APTR Ultra do Itacolomi, em Ouro Preto é uma dessas provas e então fiz minha inscrição.

 

Sobre a prova

A prova da APTR me surpreendeu pelo alto nível dos atletas. O percurso teve uma paisagem deslumbrante mas foi extremamente técnico com muitas trilhas “single track”. A organização foi espetacular com pontos de apoio em todo o percurso.

 

Trail running

 

Suas experiências

De 2013 até agora já participei duas vezes da XC Run Búzios; Desafio Extremo Estrada Real com a equipe da Teo Esportes; Galo Veio em Mariana; e o Duathlon do Xterra Estrada Real em Tiradentes. E a partir de então venho aprendendo e evoluindo cada vez mais nessa modalidade.

 

Sua próxima competição

Meu próximo desafio será o Endurance 50k no Xterra em Tiradentes no dia 24 de setembro.

 

Esportes que pratica além do trail running

Corrida de rua, corrida de montanha, ciclismo, MTB, e natação (modalidade que ainda estou me adaptando para participar de provas de triathlon). Mas a que amo realmente é a corrida de montanha.

 

Sua evolução no trail running e o que te proporciona

Cada prova que participo, cada desafio superado, sinto que fico mais forte fisicamente e mentalmente. A corrida de montanha me proporciona o contato com a natureza, com provas em locais que se destacam pela beleza natural.

 

Trail running 1

 

Seu foco durante as competições

Quando chego para fazer essas provas, chego com a intenção de curtir ao máximo o momento. E naquele ponto onde sinto minhas pernas arderem, olho ao redor e vejo como a paisagem que me rodeia é deslumbrante, então não foco no físico, trabalho minha cabeça para superar todas as dores e dificuldades do momento.

A atividade física é algo essencial na minha vida, sempre fez parte dela. Com ela faço amizades, cuido do meu corpo e da minha mente e me faz superar desafios e querer sempre ir além.

 

É isso pessoal.

 

Já deu para ter uma ideia do potencial desse esporte. Mas para não restar dúvida e entrar com força total no nosso final de semana de treinamentos, a conversa amanhã será com Adriane Cosso, que participou do Iron Running Brasil Inhotim, no último final de semana.

 

Até lá!

 

 

Leave a Reply