A escolha das roupas para a prática de atividades físicas têm se tornado cada vez mais difícil, são tantas marcas, estilos e cores que os consumidores ficam perdidos. É possível encontrar para todos os gostos, tanto na internet quanto em lojas físicas.

Mas qual é o motivo das roupas para atividades físicas serem específicas? Simples, elas vão facilitar a vida do atleta amador ou profissional. As roupas de exercícios são para proteger de lesões e/ou acidentes, facilitar os movimentos, auxiliar o corpo a manter uma boa temperatura e, em alguns casos, serve até mesmo para incentivar, motivar o atleta a dar o máximo de si.

Na verdade, nem sempre esse tipo de auxilio estava presente nas roupas. Antigamente, as pessoas tinham que vestir roupas que não tinham nada de confortáveis, pois havia muito preconceito em mostrar o corpo.

Com os estudos e os avanços da tecnologia, tudo isso mudou. Hoje há roupas que secam mais rápido, não precisam ser passadas, acompanham as curvas do corpo, estampadas, básicas entre outras.


Entenda um pouco mais das roupas para atividades físicas:

Roupas Dry Fit e Proteção UV

Durante a prática de atividades físicas, as pessoas ficam com a sudorese, algumas em excesso e outras bem pouco. A sudorese é um dos mecanismos do corpo de abaixar a temperatura, pois ao exercitar-se o corpo aquece muito, o que pode ser perigoso quando não é controlado. 

A sudorese é extremamente comum mas é desconfortável, por isso, muitas marcas lançaram as roupas Dry Fit ou Dri Fit. O Dry Fit é um tipo de tecido que absorve o suor mais rápido e espalha pelos fios do tecido, ou seja, ela tira o contato do suor com a pele e o distribui em uma superfície de rápida evaporação, assim o atleta fica seco e confortável, além de ajudar o corpo no resfriamento.

Alguns atletas gostam de treinar ao ar livre e muitas vezes o protetor solar não é o suficiente para proteger do sol e dos raios UV. Ficam queimados, com vermelhidão, ardência entre outros. Por isso, as empresas passaram a oferecer roupas com proteção UV para facilitar ainda mais a vida dos atletas, tanto os que se exercitam na terra, quanto na água. 

Custo benefício

O preço das roupas de atividades físicas chegam a assustar as vezes, podem ser do mesmo preço que roupas casuais e ainda mais caras. Aqui acontece o mesmo que em qualquer outra roupa, dependendo da marca, elas podem encarecer muito mas não ter tanta qualidade. 

Entretanto, não vale a pena comprar um roupa barata e que não tenha qualidade, principalmente tratando roupa de atividade física. Geralmente, as roupas de atividades físicas devem ser lavadas no mesmo dia em que são usadas, por isso, se não for uma peça de qualidade vai ficar desgastada muito rápido, podendo rasgar, ficar com um aspecto de mal cuidado e/ou relaxada demais.

Proteção para todas as partes do corpo

Muitas vezes as pessoas acreditam que as roupas para atividades físicas são apenas blusa, tênis e alguma peça para parte inferior (calça, short, saia entre outros), mas na verdade, as roupas para atividades físicas se estendem a todo corpo.

Há luvas, meias mais grossas ou finas, bermuda com gel, capacete, cotoveleira e diversos outros itens para proteger o atleta. Isso tudo para evitar lesões e ajudar o próprio corpo a ter uma performance melhor. O que vai diferir é no esporte praticado, algumas coisas serão necessárias em determinados exercícios e em outros podem até atrapalhar, procure mais informações com os professores, treinadores e/ou personal trainers.

Antes de iniciar alguma atividade física, é interessante perguntar ao treinador qual o melhor tipo de roupa, tênis e outros adereços. O importante é que o atleta esteja confortável e protegido da melhor forma possível.

Os alunos Teo Esportes, tanto presenciais quanto a distância, têm desconto nas peças da Fila e muitos outros benefícios no clube de vantagens. Entre em contato conosco e saiba mais!