Skip to main content
Assessoria Esportivaatividades que fazem a diferençaCorrida de RuaprovaTeo Esportes

Aluna da Teo Esportes finaliza sua primeira meia maratona

Por: 1 de junho de 2016No Comments

Caroline Barchi fecha sua primeira meia maratona depois de meses de treinamento e lesões.

Dia 29 de maio aconteceu a Maratona e meia maratona do Rio de Janeiro. O evento contou com representantes de todos os Estados e de quatro continentes. Foram cerca de 29 mil inscritos na competição e a Teo Esportes representando Minas Gerais.

 

meia maratona

 

A competição foi dividida em três distâncias: 42km (Maratona CAIXA) e 21km (Meia Maratona) com representantes da nossa equipe, e os 6km Olympikus Family Run.

Foi uma competição dura, onde nossa equipe se esforçou e pode colocar em prática toda preparação e aprendizado de vários meses. Nossos destaques são para dois alunos: Caroline Barchi, que fez sua primeira meia maratona; e Gustavo Dias, estreando na maratona. Os dois fecharam as provas de cabeça erguida, e estão prontos para mais desafios.

Na publicação de hoje vamos mostrar um pouco as impressões de Caroline sobre seu treinamento, a importância da corrida na sua vida e o apoio da Teo Esportes nos seus treinamentos.

 

meia maratona

 

Com a palavra, Caroline Barchi!

 

Atividade física

Desde cedo eu pratico atividades físicas e comecei incentivada pela minha mãe quando ainda era criança. Inclusive, os meus primeiros contatos com o Teo (Daniel Teodoro) ocorreram essa época, quando eu treinava natação no Clube Mackenzie. Hoje, além de correr, faço musculação e spinning.

 

Importância da prática de esportes

Posso dizer que não me imagino sem a prática de esportes. A atividade física é um combustível e me dá energia e disposição para enfrentar um dia inteiro de trabalho. Além disso, me ajuda a ficar em forma e melhora a minha saúde, o meu humor e o meu cansaço.

 

Sobre sua primeira meia maratona

Foi uma sensação indescritível! Literalmente, um sonho realizado. Quando comecei a correr na Teo Esportes, eu tinha em mente fazer essa prova no ano de 2014. Mas, na época, viciei em corrida e, por falta de maturidade, acabei fazendo um volume de treino semanal muito acima do que estava na planilha. Eu achei que não tinha problema e acabei não relatando isso para os meus treinadores. Os resultados foram várias lesões simultâneas e mais de um ano sem poder treinar corrida. De lá para cá, muita fisioterapia, musculação e cautela me fizeram voltar aos treinos e, finalmente, completar a minha primeira meia maratona.

Fazer a prova no Rio de Janeiro foi emocionante, porque o percurso é maravilhoso e tive várias surpresas agradáveis ao longo do caminho.

 

meia maratona

 

Sua preparação para a meia maratona

Procurava seguir a planilha de treinos que o Nilo (meu treinador da Teo Esportes) me passava e, assim, corria uma média de três vezes por semana, em dias alternados. O maior volume que fiz foram 18km, duas semanas antes da prova. Além disso, intensifiquei os treinos de musculação, sempre sob orientação do meu personal (Faissal Tanure), que me passava exercícios específicos para a corrida. Mantive o spinning duas vezes por semana, para melhorar a parte cardiorrespiratória e emagreci um pouquinho, para correr mais leve (risos).

 

Seus objetivos

Na verdade superei os meus objetivos. Minha ideia era apenas completar a prova e, quando fiz a inscrição, marquei como tempo médio de conclusão duas horas e trinta minutos. No início eu segurei um pouco o ritmo, mas o meu marido, que estava correndo comigo, me incentivou a puxarmos mais e acabamos concluindo em duas horas e três minutos, felizes e sem dores!

 

Competições que já participou

Já participei da corrida Encontro Delas, em maio de 2013, e da Volta Internacional da Pampulha, em dezembro de 2015. Essa última foi a que mais me marcou porque foi a minha primeira prova longa, o que eu sempre sonhei em fazer.

 

meia maratona

 

Teo Esportes e a sua preparação

O papel da Teo Esportes foi fundamental na minha preparação. Os treinadores sempre acreditaram em mim, o que me dava mais confiança, e preparavam os meus treinos com excelência, de modo que eu não ficasse na minha zona de conforto e, ao mesmo tempo, não me esforçasse de forma exagerada, devido ao meu histórico de lesões.

Nesse ponto, quero agradecer especialmente ao Nilo, que sempre procurava saber como eu estava; antes e depois de preparar os meus treinos. Agradeço a ele e ao Teo pela paciência e pelo apoio, que foram de extrema importância na realização desse sonho. Além de excelentes treinadores, são pessoas de caráter ímpar e que vibram junto conosco em nossa vitória.

 

Próxima competição

Estou inscrita na Volta Internacional da Pampulha este ano, mas creio que farei alguma outra prova antes disso.

 

meia maratona

 

Uma mensagem de incentivo para quem ainda não se convenceu de começar a correr

O mais difícil é tomar a decisão de começar, porque depois que isso acontece, a paixão pelos treinos vem naturalmente aos poucos. Cada desafio superado é uma injeção de ânimo para continuarmos treinando e, além disso, descobrimos que podemos ultrapassar limites que acreditávamos que estavam muito abaixo da nossa verdadeira capacidade. Tudo isso sem contar o fator social de conhecer pessoas e poder fazer parte de um grupo que busca não somente a prática de atividades físicas, como também a interação entre os seus membros.

(E, nesse ponto, também tiro o chapéu para a Teo Esportes!).

Correr não é só melhorar a saúde e emagrecer, é conhecer pessoas com objetivos semelhantes, é receber apoio e apoiar, é ficar feliz com a sua conquista e com a conquista dos companheiros de equipe. Como eu costumo brincar, correr é melhor que comer chocolate! (risos)

 

Na próxima publicação será a vez de Gustavo Dias falar um pouco sobre sua trajetória. Ele concluiu sua primeira Maratona e afirma ter sido uma experiência incrível.

Agora é hora de calçar o tênis e ir treinar! Vem com a Teo Esportes!

 

Leave a Reply