Skip to main content

Há muitas discussão sobre perder barriga, mas nem tudo que é dito pode ser levado em consideração.

 

Muitas pessoas perguntam se realmente é possível perder a barriga e a resposta é bastante complexa, gera-se muita discussão em torno do tema e diversas teorias acabam tomando forma de verdade, mas muitas vezes não é.

O ganho de barriga, normalmente, se dá pelo acúmulo de gordura subcutâneo (abaixo da pele) e visceral (entre as vísceras). Caso o indivíduo não tenha alterações metabólicas, esse acúmulo acontece pela diferença entre o consumo calórico (mais alto) e o gasto energético (mais baixo).

Sacou?

 

Agora vamos aos mitos verdades.

Depois dos 30 anos é mais difícil perder barriga.

Verdade! 

A partir dos 30, 33, 35 … e não exatamente 30, o metabolismo tende a ficar mais lento e o esforço para gastar mais energia tem que ser maior. O problema é que as pessoas estão no auge de suas carreias profissionais e tem pouco tempo para se dedicar à saúde!

 

perder-barriga-5

 
Excesso de gordura na barriga pode trazer problemas de saúde.

Verdade!

O acúmulo de gordura visceral (gordura central) aumenta o risco de desenvolvimento de resistência à insulina e problemas cardiovasculares.

 

perder-barriga-1

 

Exercícios abdominais reduzem a barriga.

Mito!

O gasto calórico nos exercícios abdominais é pequeno, por isso não exerce grande influência no emagrecimento. Quando há combinação com vários outros exercícios de musculação, associado com algum aeróbio, a redução de gordura abdominal ocorrerá mais facilmente. Mas temos que treinar esses músculos, pois quando reduzir a gordura subcutânea ficará com o aspecto de “tanquinho”.

 

perder-barriga-2

 

Fazer musculação acaba com a barriga.

Verdade!

Treinamento com pesos apresenta um gasto calórico significativo. Estimular a massa muscular é estimular o metabolismo!  Gerar hipertrofia (aumento do volume muscular) significa manter-se magro.

 

Doces, tortas, frituras, aumentam a barriga.

Mito!

Na verdade esses alimentos, como muitos outros calóricos, aumentam a chance de ganhar gordura. Comer pouca quantidade, sem frequência na semana, associado à atividade física regular e frequente, SEM PROBLEMAS! Comeu hoje, evite comer novamente nos próximos dias!

 

perder-barriga-3

 

Qualquer pessoa pode ter um abdômen com pouca gordura. 

Verdade! 

Depende do seu esforço e de metas que você estabelece. Para ter um abdômen definido, você será mais exigido nos treinos e na dieta! Quanto mais “cortado” mais dedicação você deverá ter! Faça a sua escolha!

 

Tomar água morna com limão em jejum, pela manhã, reduz a barriga. 

Mito! 

Não há evidência científica que comprove essa atitude! Serve apenas como meio de hidratação e, por conter limão, é nutritivo.

 

perder-barriga-4

 

Será que o texto ajudou a desvendar alguns mistérios sobre perder barriga? Bem, se restou algum questionamento basta procurar nossa equipe. Aproveite para fazer um treinamento e começar o projeto barriga negativa para as férias.

 

Fonte: Magno Luiz – Nutricionista esportivo e educador físico da Sportif

538 Comments

Leave a Reply