A avaliação física irá direcionar ao treinamento ideal para cada aluno. É fundamental sabermos a situação que o praticante está.

Devido as festas e as féria no fim de ano é comum ficar uma semana ou mais sem praticar exercício físico, além de não conseguir seguir uma dieta adequadamente. Consequentemente, acontece o “destreinamento”   ou a perda da capacidade aeróbica e anaeróbica, juntamente com a alteração da composição corporal.

 

Avaliação Física

 

O percentual de tecido adiposo aumenta com uma possível queda do percentual de tecido contrátil ou muscular.  Entretanto, com o treinamento, o atleta irá melhorar suas capacidades, alterando também a composição corporal de maneira positiva. Logo, a avaliação física periódica é essencial para sabermos a direção que está sendo seguida com um programa de exercício físico e alimentar.

Para verificar a condição física dos nossos atletas, a assessoria Teo Esportes realizou neste último fim de semana, testes de composição corporal, antropométricos e de esforço submáximo para análise da capacidade aeróbica. Os resultados nos forneceram informações fundamentais para prosseguirmos no treinamento de forma segura e individualizada.

 

Avaliação Física

 

Com a antropometria são coletadas informações relativamente simples, como o peso, altura e circunferências. Mas com elas sabemos qual a situação geral do grupo no que se diz respeito a obesidade, sobrepeso e risco de doenças cardiovasculares. Entretanto, só estas medidas são limitadas, pois o “sobrepeso” e a gordura corporal excessiva nem sempre coincidem. Torna-se necessário fazermos a análise da composição corporal para saber se os atletas estão dentro dos valores de referência para a saúde.

Na primeira avaliação física do ano, verificamos também a capacidade cardiorrespiratória, sendo que com a pausa de até 3 semanas o atleta pode perder até 8% do seu potencial aeróbico. Neste teste identificamos as zonas de ritmo ideal para cada método de treinamento na corrida de rua e o quanto que nossos atletas podem melhor.

 

Avaliação Física

 

Promover a avaliação física do praticante de exercícios físicos é fundamental para qualquer programa de atividade física orientada. É necessário um acompanhamento preciso e qualificado para que as evoluções dos atletas sejam evidentes, claras e bem aproveitadas.

 

E você pode contar com a Teo Esportes para planejar o seu ano. Só precisa da sua disposição e vamos passar 2016 a mil por hora.