Skip to main content
Corrida de RuaDicas de treinamentoprova

6 dicas pra se dar bem na XVI Volta Internacional da Lagoa da Pampulha

Por: 4 de dezembro de 2014887 Comments

Está chegando a XVI Volta Internacional da Lagoa da Pampulha. Se prepare!

 

Uma das provas mais charmosas do Brasil, a Volta Internacional da Lagoa da Pampulha, corredores do país e do mundo passarão por pontos turísticos de BH, como a Igrejinha de São Francisco, Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile e no complexo Mineirão/Mineirinho. Além de desfrutar da flora e da fauna da região, os quase 13.500 competidores serão privilegiados pela altimetria regular do percurso de 17800m. A prova é realizada desde 1999 e esta indo para a sua 16ª edição.

 

Alyssa

 

Neste ano, o sentido da prova será horário, largando da Praça Alberto Dalva Simão, em frente à imagem de Iemanjá. Ao longo do percurso pontos de hidratação estarão nos quilômetros 4, 7, 10, 12, 14 e 16. Banheiros químicos e atendimento médico estarão em 12 pontos da orla.

 

 

Mesmo com este benefício que a prova oferece, alguns cuidados devem ser tomados. Para evitar imprevistos na prova listaremos 6 dicas importantes:

 

  • Clima: na época da prova a temperatura e a umidade provavelmente estarão elevadas e com possibilidades de chuva. Por isso, hidratar bem nos dias que antecedem a prova é fundamental. Observe a coloração da urina, estando escura e sinal de desidratação, por isso beba bastante liquido.

 

  • Vestimenta: outro ponto importante são as roupas adequadas para a época. Dê preferência para roupas leves. Roupas impermeáveis por causa da chuva costumam ser mais pesadas e dificulta a troca de calor. Utilizem meias que não possibilitem que o pé tenha atrito com o tecido do tênis. Este contato possibilita a formação de bolhas podendo comprometer seu desempenho na prova.

 

Volta da lagoa18

 

  • Alimentação: Carboidrato é a principal fonte de energia para provas de longa duração. Alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmicos (Cereais, pão integral, maça, pêra, iogurte light) são recomendados consumi-los antes da prova, pois ajudam a manter a energia em atividades de longa duração. Já durante a prova, é recomendado consumir carboidratos de alto índice glicêmico (gel, balas, açúcar, frutas, isotônicos). Entretanto, é importante não variar o que vem consumido nos treinos e saber utilizar a quantidade suficiente para o tempo que espera realizar a prova. Assim, evitará possíveis desconfortos e mal estar.

 

  • Checklist: Não se esqueça de incluir todos os itens fundamentais para a prova, começando pelo chip, número de peito, protetor solar, relógio e alfinete para o numero de peito. Alguns itens como pasta d’água, viseira ou boné e óculos podem ser úteis.

 

  • Logística: Procure organizar bem o horário de chegada da prova. São quase 13.500 inscritos, por isso chegue mais cedo, aproximadamente 1h30 antes do início da largada. Com isso, terá tempo para estacionar o carro, ir ao banheiro, fazer o aquecimento, definir os últimos detalhes com o treinador e principalmente, tirar fotos com seu grupo.

 

  • A Prova: O inicio da prova é muito conturbado, muitos corredores com ritmos diferentes. Ter cautela para ultrapassar é fundamental. Sinalizadores de transito ou o meio fio podem estragar sua prova caso não esteja atento. É comum ultrapassar utilizando passeio, mas dê preferência pela rua com atenção dobrada os possíveis obstáculos no chão. Assim que estiver livre para manter o seu ritmo, lembre que ainda estará no começo e o ritmo deverá ser adequado. Definir uma boa estratégia na prova fará com que chegue ao final obtendo sucesso.

 

 

Volta da lagoa1

A Assessoria Teo Esportes deseja a todos uma excelente prova!

 

 

Fontes:

http://www.yescom.com.br/voltadapampulha/2014/portugues – acessado dia 03/12/2104

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/indice-glicemico-faca-alimentacao-correta-para-se-sair-bem-nos-treinos.html – acessado dia 03/12/2104

 

 

887 Comments

Leave a Reply