
É melhor treinar na esteira ou na rua?
Esta dúvida sempre esta presente principalmente nos dias chuva, frio ou muito calor. Entretanto, esta pergunta deveria ser da seguinte forma: Quando é melhor treinara na esteira ou na rua? Do ponto de vista das adaptações fisiológicas (melhora da capacidade aeróbica ) não tem diferença os dois locais . Mas, existem algumas justificativas, pensando no aspecto do treinamento, para priorizar o treinamento na rua ou na esteira. Citaremos algumas:
Controle de carga: No treinamento de corrida, o controle da carga e feito pelas variáveis: número de séries e repetições, distância, velocidade média (ritmo), pausa, tempo e inclinação. Logo, a esteira tem vantagem por obrigar o praticante a manter sempre o mesmo ritmo além de ser mais prática no controle das variáveis. Contudo, este controle também pode ser feito na rua utilizando um relógio GPS ou cronometro com pista demarcada.
- Risco de lesão: Como o impacto reduzido e por ter um solo plano a esteira possui vantagem em prevenção de lesão. Logo, para quem já possui uma pré-disposição à lesão musculo-esquelética avaliado por um especialista é recomendado treinar na esteira.
- Especificidade do treinamento: Se o objetivo do praticante for participar de provas de corrida de rua o ideal é ser mais específico possível , simulando as condições de onde será realizada a prova. Treinando na rua o praticante adaptará ao ambiente, sofrendo influências da temperatura, da umidade relativa do ar e do tipo de solo. Além disso, como na rua o impacto é maior, é necessário que o atleta ganhe resistência de força e melhora da biomecânica na corrida treinando em local específico, para que na prova tenha melhor desempenho.
- Termorregulação: Em ambiente fechado não favorece a troca de calor dificultado a termorregulação e, consequentemente, favorecendo a fadiga precoce no treino. Correr na rua tem vantagem por ser em ambiente aberto e ter o atrito com o vento. Embora esta desvantagem da esteira possa ser resolvida com ventilador.
- Motivação: Treinar na esteira pode ser monótono por esta em ambiente fechado. Na rua o contato com o ambiente e com paisagens diferentes motiva o praticante, rendendo mais o treino.