Skip to main content
Assessoria Esportivaatividades que fazem a diferençaNatação em águas abertasprovaTeo Esportes

Ex-atleta Teo Esportes Ítalo Manzine garante vaga na Olímpiada 2016

Por: 9 de maio de 2016One Comment

Ítalo Manzine venceu o medalhista Cesar Cielo nos 50m livres e se classificou para a competição intercontinental.

 

“A equipe da Teo Esportes foi fundamental para que eu chegasse onde cheguei, em 2009 pude treinar com a treinadora Lívia e Ivan nas dependências do Mackenzie Esporte Clube foi onde dei meu primeiros passos no cenário nacional da natação”. Estas palavras são de Ítalo Manzine, que recentemente se classificou para a Olimpíada no Brasil, desbancando o medalhista Cesar Cielo nos 50m livres.

 

Ítalo Manzine (1)

 

Ítalo Manzine esteve em BH na semana passada e aproveitamos a oportunidade para trocar uma ideia e ter suas impressões sobre todo esse processo. Seu sonho de vida até agora é “ser campeão olímpico e recordista mundial na prova dos 50m livre”. E a Teo Esportes continuará na torcida esperando pelo lugar mais alto do pódio.

Confira nossa entrevista!

 

Blog Teo Esportes – Quando e por que decidiu começar a praticar natação?

Ítalo Manzine – Bem, eu sempre amei água e isso na minha infância estava se tornando perigoso, pois sempre que eu via uma piscina queria entrar mesmo sem saber nadar ou se a piscina era rasa, então meus pais, após um susto, me colocaram na escolinha de natação do Ideal Clube de Paraguaçu, onde eu aprendi a nadar com o professor Cidão e com a professora Kellen.

 

BTE – Quem foi que mais te incentivou até agora? Em quem você se inspira?

IM – Creio que meu pai Wiliam Duarte foi o meu maior incentivador nessa minha jornada, mas é claro que não foi o único. Muitas pessoas sempre estiveram do meu lado; algumas vivenciaram todos os dias do meus sonho bem de perto e sentiram na pele a tensão e pressão que eu vinha sentido nos últimos meses. Elas são Roberta Martins minha namorada, e minha mão Silvana Garofalo. Me inspiro em muitas pessoas, desde Michael Phelps, Cesar Cielo, Jorge Paulo Lemann, até mesmo meu pai  e familiares.

 

Ítalo Manzine (3)

 

BTE – Como analisa a sua evolução desde quando começou a nadar até agora?

IM – Minha evolução na natação foi bem rápida. Mas apesar de ter aprendido a nadar cedo lá em Paraguaçu, demorei um pouco para ter o sonho olímpico. Tive melhoras fenomenais treinando com a treinadora Lívia (Baiana); foi ela quem me colocou em destaque nacional pela primeira vez.

Aos 20 anos me transferi para São Paulo e treinei no Esporte Clube Pinheiros, apesar de ter sido uma época em que não melhorei muito os meus tempos. Foi um período de muita aprendizagem e autoconhecimento.

Em 2014 tive o privilégio de ir treinar com o treinador Scott Volkers no Minas Tênis Clube, um técnico muito experiente que já formou vários campeões olímpicos e recordistas mundiais, e voltei a melhorar novamente sobre o comando dele. A minha melhorar técnica foi muito grande e rápida e hoje consegui integrar a equipe olímpica.

 

BTE – Como foi a sua preparação até a sua classificação para as Olimpíadas 2016?

IM – Nos últimos anos eu vivia natação, respirava natação, dava meu melhor todos os dias na piscina e na academia. Tive todo o apoio da equipe multidisciplinar do Minas Tênis Clube; desde psicóloga, biomecânico, aulas de ioga, massoterapia, fisioterapia, médicos, trabalho de correção postural, e acho que o resultado não poderia ter sido diferente.

 

BTE – Qual o seu maior objetivo de vida?

IM – Até agora tem sido ser campeão olímpico e recordista mundial na prova dos 50m livre, mas espero algum dia fazer algo ainda mais desafiador, mudar de alguma forma o Brasil e o mundo em que vivemos para melhor.

 

BTE – Como avalia o apoio da equipe da Teo Esportes na sua vida profissional?

IM – A equipe da Teo Esportes foi fundamental para que eu chegasse onde cheguei. Em 2009 pude treinar com a treinadora Lívia e Ivan nas dependências do Mackenzie Esporte Clube, local onde dei meu primeiros passos no cenário nacional da natação. Sem ele e tudo o que me ensinaram chegar até aqui seria impossível.

 

Ítalo Manzine (2)

 

BTE – Como você trabalha o seu psicológico para alcançar seus objetivos, e principalmente em competições de grande importância?

IM – No Minas Tênis clube conto com o apoio da minha psicóloga Camila, com quem trabalho parte do treino. Fazemos visualizações da prova e do que eu tenho de fazer, nos preparamos para o imprevisto, para suportar a pressão, controle de ansiedade, e fazemos dinâmicas para o aumento do foco e concentração.

 

Sem dúvida Ítalo Manzine é um atleta que muito nos orgulha, e temos certeza que trará para o Brasil grandes resultados. Temos orgulho de fazer parte dessa,  e agora ficaremos na torcida!

 

 

One Comment

  • Wiliam Duarte disse:

    Obrigado ao Daniel Teodoro, Ivan Damasceno e Lívia Caroline por acreditarem nessa joia rara que se chama Ítalo Manzine e que tenho orgulho de dizer que é meu filho. antes mesmo de começar a brilhar, vocês investiram nesse ‘menino’ que sempre perseguiu com obstinação, seus propósitos!
    Obrigado meu querido filho por se espelhar em seu velho pai. Sinto muito orgulho não apenas por você ter chegado onde chegou, mas também e principalmente porque você aprendeu muito bem a lição: Que Sonhar é um direito! Que lutar é sobrevivência! Que resistir é perseverar! Que vencer é consequência!
    Esteja com seu norte sempre em punho e nunca, jamais permita que lhe roubem seus sonhos!
    Te amo!

Leave a Reply