
Ítalo Manzine venceu o medalhista Cesar Cielo nos 50m livres e se classificou para a competição intercontinental.
“A equipe da Teo Esportes foi fundamental para que eu chegasse onde cheguei, em 2009 pude treinar com a treinadora Lívia e Ivan nas dependências do Mackenzie Esporte Clube foi onde dei meu primeiros passos no cenário nacional da natação”. Estas palavras são de Ítalo Manzine, que recentemente se classificou para a Olimpíada no Brasil, desbancando o medalhista Cesar Cielo nos 50m livres.
Ítalo Manzine esteve em BH na semana passada e aproveitamos a oportunidade para trocar uma ideia e ter suas impressões sobre todo esse processo. Seu sonho de vida até agora é “ser campeão olímpico e recordista mundial na prova dos 50m livre”. E a Teo Esportes continuará na torcida esperando pelo lugar mais alto do pódio.
Confira nossa entrevista!
Blog Teo Esportes – Quando e por que decidiu começar a praticar natação?
Ítalo Manzine – Bem, eu sempre amei água e isso na minha infância estava se tornando perigoso, pois sempre que eu via uma piscina queria entrar mesmo sem saber nadar ou se a piscina era rasa, então meus pais, após um susto, me colocaram na escolinha de natação do Ideal Clube de Paraguaçu, onde eu aprendi a nadar com o professor Cidão e com a professora Kellen.
BTE – Quem foi que mais te incentivou até agora? Em quem você se inspira?
IM – Creio que meu pai Wiliam Duarte foi o meu maior incentivador nessa minha jornada, mas é claro que não foi o único. Muitas pessoas sempre estiveram do meu lado; algumas vivenciaram todos os dias do meus sonho bem de perto e sentiram na pele a tensão e pressão que eu vinha sentido nos últimos meses. Elas são Roberta Martins minha namorada, e minha mão Silvana Garofalo. Me inspiro em muitas pessoas, desde Michael Phelps, Cesar Cielo, Jorge Paulo Lemann, até mesmo meu pai e familiares.
BTE – Como analisa a sua evolução desde quando começou a nadar até agora?
IM – Minha evolução na natação foi bem rápida. Mas apesar de ter aprendido a nadar cedo lá em Paraguaçu, demorei um pouco para ter o sonho olímpico. Tive melhoras fenomenais treinando com a treinadora Lívia (Baiana); foi ela quem me colocou em destaque nacional pela primeira vez.
Aos 20 anos me transferi para São Paulo e treinei no Esporte Clube Pinheiros, apesar de ter sido uma época em que não melhorei muito os meus tempos. Foi um período de muita aprendizagem e autoconhecimento.
Em 2014 tive o privilégio de ir treinar com o treinador Scott Volkers no Minas Tênis Clube, um técnico muito experiente que já formou vários campeões olímpicos e recordistas mundiais, e voltei a melhorar novamente sobre o comando dele. A minha melhorar técnica foi muito grande e rápida e hoje consegui integrar a equipe olímpica.
BTE – Como foi a sua preparação até a sua classificação para as Olimpíadas 2016?
IM – Nos últimos anos eu vivia natação, respirava natação, dava meu melhor todos os dias na piscina e na academia. Tive todo o apoio da equipe multidisciplinar do Minas Tênis Clube; desde psicóloga, biomecânico, aulas de ioga, massoterapia, fisioterapia, médicos, trabalho de correção postural, e acho que o resultado não poderia ter sido diferente.
BTE – Qual o seu maior objetivo de vida?
IM – Até agora tem sido ser campeão olímpico e recordista mundial na prova dos 50m livre, mas espero algum dia fazer algo ainda mais desafiador, mudar de alguma forma o Brasil e o mundo em que vivemos para melhor.
BTE – Como avalia o apoio da equipe da Teo Esportes na sua vida profissional?
IM – A equipe da Teo Esportes foi fundamental para que eu chegasse onde cheguei. Em 2009 pude treinar com a treinadora Lívia e Ivan nas dependências do Mackenzie Esporte Clube, local onde dei meu primeiros passos no cenário nacional da natação. Sem ele e tudo o que me ensinaram chegar até aqui seria impossível.
BTE – Como você trabalha o seu psicológico para alcançar seus objetivos, e principalmente em competições de grande importância?
IM – No Minas Tênis clube conto com o apoio da minha psicóloga Camila, com quem trabalho parte do treino. Fazemos visualizações da prova e do que eu tenho de fazer, nos preparamos para o imprevisto, para suportar a pressão, controle de ansiedade, e fazemos dinâmicas para o aumento do foco e concentração.
Sem dúvida Ítalo Manzine é um atleta que muito nos orgulha, e temos certeza que trará para o Brasil grandes resultados. Temos orgulho de fazer parte dessa, e agora ficaremos na torcida!
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to
be really something that I think I would never understand.
It seems too complex and very broad for me. I’m looking forward for
your next post, I’ll try to get the hang of it!