É muito importante estar preparando para uma competição, desde o físico até a mente. Isso acontece, porque a concentração e a atenção detalhes pode ser um motivo determinante antes e durante a prova.

Tanto aspectos físicos quanto mentais podem interferir no resultado da prova, como a ansiedade e a falta de condicionamento.

Por isso, listamos 6 dicas para você ter o melhor desempenho:

1- Cheque a sua inscrição no evento para evitar transtornos.

As competições, geralmente, possuem muitas pessoas inscritas, o que pode dificultar a disseminação das informações. Por isso, é importante estar atento às atualizações.

Procure nas redes sociais, ligue e/ou envie email/mensagem para os organizadores do evento para conferir data, hora e local. É uma atitude simples, mas que evita muitos transtornos.

2- Hidrate-se.

A hidratação é outro ponto crucial para ter ótimos resultados na prova. É a água que vai ajudar na circulação e a não desidratar e passar mal durante e depois da competição.

Para haver o desempenho máximo e eficaz é necessário a eliminação do calor. Uma das formas de eliminar é por meio das glândulas sudoríparas, ou seja, pela sudorese, mais conhecido como suor. É importante ressaltar que quanto maior a temperatura corporal, também será maior a possibilidade de se lesionar.

3- Alimentação

Muito além do preparo físico de meses, quando o atleta não se alimenta bem, os resultados também não são bons. A alimentação equilibrada é um grande aliado de todo mundo, principalmente, de atletas profissionais e amadores.

O que é ingerido será transformado em energia e/ou gordura, por isso é necessário dar atenção a qualidade dos alimentos. Veja abaixo alguns tipos:

  •  Os Carboidratos são grandes fontes de energia, ajudando na performance, já que diminui a fadiga e não permite a perda da força muscular.
  • As Proteínas são responsáveis pela recuperação muscular, atuando também no sistema imunológico e nervoso.
  •  As Fibras auxiliam a regular o açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. Além de melhorar o funcionamento dos intestinos e prevenir doenças cardiovasculares.
  •  As Vitaminas e Os Minerais regulam enzimas e hormônios, além de fazer parte da manutenção do ritmo cardíaco, do funcionamento cerebral, do equilíbrio do organismo e da contração muscular;

Ao aliar os exercícios físicos à boa alimentação, o produto será o melhor possível. Converse com seu nutricionista e mantenha o equilíbrio.

4- Descanso

Respeitar seu tempo de descanso é outro ponto definitivo, principalmente, se se tratar de uma prova de resistência. O corpo e a mente precisam relaxar para conseguir concentrar durante a competição.

Por isso, próximo ao evento, faça treinos mais leves e com pouca intensidade, assim, o risco de lesão é menor e o atleta poderá dar o melhor de si no momento certo.

5- Controle Emocional
Embora depois de toda preparação – treinos, alimentação, descanso e inscrição -, o controle emocional é outro aspecto que deve ser considerado. Quando o atleta se deixa levar pela emoção pode se esquecer do combinado com o personal e ficar prejudicado.

Respire fundo antes da prova, concentre-se e siga o planejamento do personal, assim a euforia e a emoção não irão te afetar a ponto de te atrapalhar.

6- Check list

Faça uma check list dos itens acima e do que estava pretendendo levar para a prova. Exemplo:

1- Tênis

2- Viseira

3- Gel

4- número de peito

5- protetor solar

6- GPS

7- Outros

Seguindo essas dicas e muitas outras personalizadas, dadas pelo seu personal, o seu resultado será ótimo