Skip to main content
Assessoria EsportivaCorrida de RuaTriatlhon

Aluna da Teo Esporte estreia no Ironman Floripa

Por: 23 de junho de 2017No Comments

Andréa Teixeira fez seu primeiro ironman full e saiu realizada da competição, tendo cumprido seus principais objetivos.

 

Nossa entrevista da semana será com Andréa Teixeira, que competiu no 17º Ironman de Floripa, no último mês. Foi sua primeira participação nesta prova, quando competiu em todas as modalidades – corrida, natação e bicicleta.

Conversamos um pouco sobre sua preparação para a prova, sua relação e evolução no esporte e suas projeções para as próximas competições. É um motivo de orgulho a todos nós da Teo Esportes.

 

Confere aí! Leia e se inspire.

 

Como foi a sua preparação para o Ironman de Floripa?

A preparação específica para essa prova começou em janeiro. Foram cinco meses de treinos diários, praticamente sem descanso. Segunda eu pedalava e nadava, terça corria, quarta pedalava e nadava, quinta corria e nadava, sexta pedalava e nadava, sábado corria e domingo fazia treino de transição (ciclismo+corrida). Além disso, precisava de fortalecimento muscular e fisioterapia semanal (por causa de um problema no joelho). Tudo isso encaixado na minha rotina de trabalho (sou professora), nos compromissos familiares e com os amigos. Os treinos eram bem longos e exaustivos, o que demandou muita determinação e compromisso.

 

ironman

 

Quando e por que decidiu competir?

Quando comecei no triathlon em 2015 o objetivo era completar um 70.3 (1.900m de natação, 90km ciclismo e 21km de corrida), fiz isso no fim de 2015 e não pensava no full. Depois fui tomando gosto pelas distâncias maiores, vendo os amigos completarem a prova, ouvindo gente decidida a fazer. Planejei fazer meu primeiro Ironman full em 2018. No meio de 2016 estava com alguns problemas pessoais e achei que os treinos para o Iron me ajudariam a ocupar a cabeça.  Além disso, as pessoas se inscrevendo me entusiasmaram também. Fiz minha inscrição em julho de 2016.

 

O que achou da prova?

A prova foi sensacional. Deixou um gostinho de quero mais. Terminei a natação em um tempo inferior ao planejado e isso já me deixou entusiasmada. O pedal foi difícil, por causa da chuva não podia desenvolver como eu queria. Mas isso também me ajudou, pois quando terminei os 180 km estava com as pernas muito inteiras para os 42km de corrida que viriam na sequência. Fiz os primeiros 21 km me sentindo bem, mas nos outros as dores, o cansaço, a fome de comida começaram a aparecer. Nesses 21km foi fundamental o incentivo dos amigos que estavam lá torcendo. Completei a prova em um tempo acima do planejado, mas extremamente feliz.

 

ironman

 

Qual era seu principal objetivo para esta competição?

Como esse foi meu primeiro Ironman full, o objetivo principal era completar a prova. Terminar bem, inteira, sem rastejar na corrida. E foi isso que aconteceu: terminei inteira (dentro do possível em uma prova dessas, claro) e feliz!

 

Já correu em outras competições?

Nessa distância foi minha primeira. Mas 70.3 eu já tinha feito 4, sendo o último em Brasília, um mês antes do Iron. Nesses 4 pude notar uma evolução muito grande no meu desempenho desde que comecei a treinar com a Teo Esportes. Das 3 modalidades meu maior salto foi no ciclismo.
E agora, qual será sua próxima?

Tenho algumas provas em vista de ciclismo em julho (Desafio 10 voltas da Lagoa da Pampulha) e a meia maratona da Asics em agosto, quando quero tentar um sub 2 que ainda não tenho. No triathlon pretendo fazer mais um 70.3 no segundo semestre, mas sem local definido.

 

Como analisa a sua evolução desde quando começou a treinar até agora? 

Nossa, uma evolução gigante! Principalmente depois que comecei na Teo Esportes. Hoje grandes distâncias em qualquer uma das três modalidades são bem mais fáceis e comuns.

 

Qual sua avaliação em relação ao suporte que a Teo Esportes da a você durante aos treinamentos?

O suporte é ótimo. Nunca fiquei sem retorno de um treino, de uma dúvida, nada. Consigo falar com meus treinadores rapidamente e de um modo muito fácil, pois eles estão sempre disponíveis. Minhas planilhas são realmente feitas de acordo com as minhas particularidades e respeitam meus limites. Isso sem falar do suporte físico nos treinos de corrida.

 

ironman

 

Como trabalha o lado mental para estar concentrada nos seus objetivos?

Para esses treinos do Iron o lado mental foi fundamental. Do meio de abril pra frente comecei a ficar muito cansada fisicamente dos treinos, então a cabeça era fundamental para, por exemplo, continuar levantando cedo aos domingos e pedalar por 6 ou 7 horas. Procurei não abandonar muito minha vida social, saía com os amigos, ia às festas para refrescar a cabeça sempre.

 

O que te motiva a praticar atividade física?

Sempre pratiquei atividades físicas. Já joguei vôlei, fiz ginástica olímpica, lutei Karatê, corri. O esporte faz parte da minha vida. Com ele aprendi a ser organizada, a administrar meu tempo e a ter disciplina e foco. Além disso, a atividade física me dá um grande bem estar físico, me permite comer e beber sem preocupar com engordar. Acima de tudo me motiva por me permitir vencer desafios e superar meus limites. Isso sem contar os grandes amigos que entraram em minha vida.

 

Essas histórias motivam o nosso trabalho e esperamos que sirva de motivação para você também, buscando sempre superar novos desafios.

Por hoje encerramos. Agora vamos fazer um lanchinho e fazer um treinamento pesado!

Até a próxima.

Leave a Reply